PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Seguem abertas as inscrições para workshop gratuito sobre dramaturgia em uma abordagem contemporânea
Integrando a programação de formação do Conecta SET e com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, minicurso será ministrado pela atriz, diretora e pesquisadora Janaina Leite. Inscrições abertas. Vagas limitadas.
04/12/20 às 09h20

     Dando sequência à programação formativa de cursos do programa Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará, nos dias 10 e 12 de dezembro, workshop gratuito sobre dramaturgia. Das 10h às 12h, em sala fechada para inscritos na plataforma Zoom, a diretora, atriz e pesquisadora Janaina Leite falará sobre como os documentos são peças-chave na produção de dramaturgias híbridas e performativas. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (7), pelo site do Dragão do Mar ou pelo link bit.ly/dramaturgiashibridaseperformativas.

     São ofertadas 40 vagas. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, a seleção será feita com base no perfil estabelecido pelo(a) ministrante, considerando as respostas fornecidas no formulário de inscrição. Esse workshop é voltado para artistas maiores de 18 anos que trabalham, preferencialmente, na intersecção das linguagens da cena - performance, dança, teatro, circo - e que tenham interesse em pensar e praticar dramaturgia num conceito expandido.

     O workshop parte da experiência de Janaina Leite em trabalhos como "Conversas com meu pai" e "Stabat Mater", além de referências na arte contemporânea, para pensar o lugar e potencial do documento na produção de dramaturgias híbridas e performativas, que trabalham nos limites entre arte e vida, acontecimento e representação, experiência e registro.  A partir desse referencial, o workshop teórico apresentará diferentes dispositivos para que as pessoas participantes possam pensá-los em relação às suas pesquisas e aplicá-los no desenvolvimento de projetos autorais.

     "O documento é mudo até que se lhe faça uma pergunta". A frase de Paul Ricoeur nos provoca a pensar o real não como algo dado, mas como algo que responde a chamados. Entender essa condição viva do documento, entendê-lo de forma relacional muito mais do que historicizante, nos coloca diante dos riscos, do imprevisível, da mobilidade dos jogos de ressignificação que o documento propõe.

     Dessa forma, mais do que registro, prova, monumento do vivido, o documento passa a ser disparador para as irrupções do real, do acaso, de produção de novas experiências.

     Além do workshop fechado, Janaina Leite ministrará fala aberta sobre "Documento, memória e autobiografia na cena contemporânea". A fala será transmitida no dia 14 de dezembro, às 16h30, no canal do Dragão do Mar no YouTube. A fala também é indicada para maiores de 18 anos e terá duração média de 40 minutos. A diretora, atriz e pesquisadora Janaina Leite compartilhará sua pesquisa prática e teórica sobre os teatros do real. Neste encontro serão abordados aspectos como o trabalho sobre arquivos, a noção de testemunho e os polêmicos debates em torno da autorrepresentação e da autoficção. Essa é a base de uma pesquisa extensa que Janaina realiza tanto em nível acadêmico quanto artístico, culminando em espetáculos como Festa de Separação: um documentário cênico, Conversas com meu pai e o mais recente Stabat Mater (Shell dramaturgia 2019) e na escrita do livro Autoescrituras performativas: do diário à cena, publicado pela Editora Perspectiva.

 

Sobre a ministrante


     Janaina Leite é atriz, diretora e dramaturgista. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo. Já se apresentou em países tais quais França, Alemanha, Portugal, Cabo Verde, Inglaterra e México. Pesquisa sobre o documentário e o uso de material autobiográfico em cena. É doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes da USP e autora do livro "Autoescrituras performativas: do diário à cena" (Editora Perspectiva). Atua na orientação de oficinas, cursos e palestras por todo o Brasil. Recentemente, também esteve como palestrante convidada no Conservatório Nacional de Teatro de Paris, na Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3,  na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto e na Escola Superior de Cinema e Teatro em Lisboa. Atua também em curadoria, como no Festival Nacional de São José do Rio Preto e no Edital dramaturgia em pequenos formatos do Centro Cultural São Paulo. Na Mostra Internacional de São Paulo (MIT-Sp) 2020, principal festival internacional do país, teve seu espetáculo "Stabat Mater" selecionado para a plataforma BR de internacionalização e foi escolhida como "pesquisadora em foco", com várias ações do festival destinadas à sua pesquisa.
 

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.
 

 

Workshop "Dramaturgias Híbridas e Performativas", com Janaina Leite
Dias: 10 e 12 de dezembro
Horário: das 10h às 12h
Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Classificação:18 anos.
40 vagas
Inscrições: De 03 a 07/12 pelo link bit.ly/dramaturgiashibridaseperformativas

Pré-requisito: Artistas que trabalham, preferencialmente, na intersecção das linguagens da cena - performance, dança, teatro, circo - e que tenham interesse em pensar e praticar dramaturgia num conceito expandido.

PARCEIROS