PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar oferta minicurso gratuito "Decolonialidade e devir-negro"
Integrando a programação de formação do Conecta SET e com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, minicurso será ministrado pelo pesquisador e professor Kaciano Gadelha. Inscrições abertas. Vagas limitadas.
04/12/20 às 08h38

      Dando sequência à programação formativa de cursos do programa Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará, nos dias 7, 9 e 11 de dezembro, das 10h às 11h40, em sala fechada na plataforma Zoom, o minicurso gratuito "Decolonialidade e devir-negro", que será ministrado pelo professor doutor Kaciano Gadelha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 05 de dezembro, no site do Dragão do Mar ou pelo link bit.ly/decolonialidadeedevirnegro
      São ofertadas 50 vagas. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, a seleção será feita com base no perfil estabelecido pelo(a) ministrante, considerando as respostas fornecidas no formulário de inscrição. O curso propõe a composição de um estudo com leituras anticoloniais e descoloniais que possam tensionar as molduras da imagem, do tempo e do desejo na arte contemporânea em suas amarrações, encruzilhadas e interseccionalidades de raça, gênero e sexualidade, entre outras. Para isso, algumas contribuições serão trabalhadas no sentido de uma tarefa poética e política de pensar futuridades nas ruínas das ordens normativas/coloniais do tempo e sua crítica. Uma pergunta para a composição de estudo seria: como praticar um exercício de hospitalidade radical na arte contemporânea? Essa pergunta implica desmontar lógicas de ex-tração e neocolonialismos em um contexto marcado por bio-necropolíticas genderizadas. No programa, alguns textos e ideias de autoras e autores como Achille Mbembe, Alcione Alves, Denise Ferreira da Silva, Fátima Lima, Jota Mombaça, Leda Maria Martins, Lélia Gonzalez, Maryse Condé, entre outres.

     Além da formação restrita para inscritos, o convidado ministrará fala aberta sobre "Raça, gênero e sexualidade", também no dia 11 de dezembro, às 16h, no canal do Dragão do Mar no Youtube. Em Políticas da Inimizade, o filósofo Achille Mbembe nos provoca a praticar uma ética do passante com as noções de passagem, travessia e circulação. Esta é uma conversa não apenas sobre rastros, passagens e as forças do arquivo em uma travessia cosmopoética. Pensando nas definições moderno-coloniais de raça, gênero e sexualidade, esta fala é um convite a performances não-lineares do tempo e à fuga das ordens normativas. Composto entre notas de um arquivo que transborda a palavra queer e a preparação de um ensaio sobre cisheterofuturismo e governança, tensiona-se o mapa colonial e indaga-se sobre paisagens de produção da vida.

 

Sobre o ministrante

     Kaciano Gadelha é sociólogo, pesquisador e curador em arte contemporânea. Atualmente é professor adjunto de Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi-FURG), onde coordena o grupo de estudos "Epistemologias Negras". Doutor em sociologia pela Freie Universität Berlin (2014) com estágio pós-doutoral PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (2015-2018).
 

Sobre o Conecta SET

     O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

Serviço: Minicurso "Decolonialidade e devir-negro" com Kaciano Gadelha
Dias: 07, 09 e 11 de dezembro
Horário: 10h às 11h40
Carga horária total: 5 horas
Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Pré-requisitos: Mínimo 16 anos, com prioridade para pessoas pretas, indígenas e/ou trans.
Inscrições: De 02 a 05/12 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou pelo link bit.ly/decolonialidadeedevirnegro
50 vagas

Fala aberta Raça, gênero e sexualidade, com Kaciano Gadelha
Dia: 11 de dezembro
Horário: 16h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 60 min
Classificação etária: 16 anos

 

PARCEIROS