PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar inicia seminário sobre Imaginação e Memória da Arte Contemporânea a partir desta segunda-feira (9)
Com inscrições encerradas, a ação formativa realizada pelo Museu de Arte Contemporânea em parceria com o Laboratório de Arte Contemporânea será ministrada pelos artistas e pesquisadores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes, em plataforma fechada para seleciona
09/11/20 às 11h21

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão), em parceria com o Laboratório de Arte Contemporânea (LAC), inicia nesta segunda-feira o "Seminário de Pesquisa: Imaginação e Memória na Arte Contemporânea", ministrado pelos artistas e pesquisadores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes, as 19h às 21h30, até o dia 13 de novembro, em sala virtual reservada para os inscritos. O seminário apresentará um breve panorama da imaginação e da memória na arte contemporânea a partir de teorias, exposições, obras e artistas, que discutem a política, o afeto, a vida, a voz, o arquivo e o corpo. 

     As inscrições foram encerradas no dia 25 de outubro, seguidas de processo seletivo. A lista de candidatos selecionados pode ser conferida no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

     A ocupação das vagas ficará sujeita a seleção, conforme perfil profissional e indicação de interesse dos candidatos. A seleção dos candidatos levou ainda em consideração os critérios de raça, classe, gênero e sexualidade e os interesses da pessoa inscrita, a fim de compor uma turma plural em uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais. 

   Totalizando 15 horas-aula, o Seminário será realizado em cinco encontros diários on-line, onde serão abordados os temas: "Introdução à Imaginação e à Memória", "Política e Afeto", "Vida e Imaginação", "Voz e Arquivo" e "Corpo e Memória", respectivamente. Após as reuniões virtuais, um encontro aberto ao público será transmitido ao vivo no canal do Dragão do Mar no Youtube (www.youtube.com/dragaodomarcentro), em data a ser divulgada.  

 

 

Sobre os ministrantes:

      Lucas Dilacerda é artista e filósofo. Graduado e Mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) e do Laboratório de Artes Visuais do Porto. É coordenador do  Laboratório de Arte Contemporânea (LAC) e do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA). É membro do Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR), do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC, integra o Conselho Educacional do Lux Espaço de Arte e coordena o Grupo de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (GEEFA). Pesquisa nas áreas de Arte e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Estética, Filosofia da Arte, Cinema, Tempo, Imaginação, Corpo, Afeto, Vida e Arte Contemporânea. Foi curador das exposições "Soterramento", "Arre_mate" e "Ant_Corpo". Participou de diversas exposições e foi vencedor do 70º Salão de Abril.

     Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrando em Artes na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). É coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC), onde pesquisa relações entre álbum de família, arquivo e sexualidade. Participou da equipe de criação de vídeos para a instalação "Transition and Apocalypse" (2019), de Jota Mombaça (Festival The Present Is Not Enough - Performing Queer Histories and Futures / HAU Berlim), "Pequenos Trabalhos Não São Trabahos Pequenos" (2019), "Território Somos Nós" (2019) com curadoria de Clébson Óscar, "Corpos Furiosos - Mostra Trovoa" (2019 - produção) com curadoria das Terroristas del Amor, "Soterramento" (2018) com curadoria de Lucas Dilacerda. Foi arte-educador no Museu da Indústria e no Museu da Fotografia Fortaleza. Em seus processos criativos, caminha entre bordado, desenho e instalação a partir de arquivos familiares.

 

Serviço: Seminário de Pesquisa "Imaginação e Memória na Arte Contemporânea"
Período: 9 a 13 de novembro de 2020
Horário: das 19h às 21h30
Local: encontros fechados para selecionados, em plataforma virtual

PARCEIROS