PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar debate cuidados com a saúde e acessibilidade para surdos em live integralmente em LIBRAS, na próxima quinta-feira (17)
Ação integra a programação do projeto Rumos da Acessibilidade, realização do MCC em alusão ao "Setembro Surdo", que trará, ao longo do mês, ações de protagonismo de pessoas com deficiência auditiva.
14/09/20 às 12h47

     Em setembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), segue com uma programação especial do "Setembro Surdo", dando visibilidade às lutas da comunidade surda brasileira por mais inclusão. Protagonista com ações de promoção da acessibilidade em museus, o MCC realiza, na próxima quinta-feira (17), o bate-papo ao vivo "Cuidados com a saúde e acessibilidade para surdos", a partir das 16h, no Instagram do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O educador surdo do MCC Cleyton Santos receberá o educador físico surdo Jailson Brígido para uma conversa sobre os cuidados necessários à comunidade surda no enfrentamento ao novo coronavírus e sobre as orientações do profissional para preservar uma rotina saudável com exercícios.

     Idealizada com a finalidade de promover a visibilidade surda e o protagonismo da população com deficiência auditiva, a live será transmitida integralmente em LIBRAS, sem tradução simultânea para o português, abordando a temática a partir do viés e da vivência da cultura surda, do próprio universo e lugar social dos participantes.


Sobre os participantes

Jailson Brígido é graduado em Educação Física pela Estácio FIC e professor. 
Cleyton Santos é graduando em Letras LIBRAS pela Universidade Federal do Ceará - UFC - e professor de LIBRAS e educador do Museu da Cultura Cearense.

 

Rumos da Acessibilidade

O programa Rumos da Acessibilidade é um locus de reflexão e compartilhamento de conhecimentos, trajetórias, experiências, práticas e pesquisas sobre acessibilidade com o objetivo de favorecer o acesso aos bens, serviços e produtos culturais, a partir de programações em distintos formatos (oficinas, palestras, exibição de vídeos, workshops, mostras). Desde 2006, o Museu da Cultura Cearense realiza o Projeto Acesso com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência.

 

Serviço: [Projeto Rumos da Acessibilidade] LIVE "Cuidados com a saúde e acessibilidade para surdos", com Jailson Brígido 
Data: 17 de setembro
Horário: 16h
Transmissão: Instagram do Dragão do Mar (instagram.com/dragaodomar)
Acesso gratuito 
Duração: 1h
Classificação etária: livre
Programação transmitida em LIBRAS (sem tradução para português)

PARCEIROS