PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar celebra Dia da Fotografia e Dia do Folclore com exposição virtual, neste sábado (22)
Fotógrafo Luiz Alves apresenta seleção de registros de manifestações da cultura popular em múltiplas linguagens.
19/08/20 às 20h03


     Em alusão ao Dia da Fotografia e Dia do Folclore, comemorados nos dias 19 e 22 de agosto, respectivamente, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança, neste sábado (22), a exposição fotográfica on-line "Folclore e o Saber Ancestral", do pesquisador de arte e fotógrafo Luiz Alves. A mostra será lançada a partir das 17h30 no site do CDMAC (www.dragaodomar.org.br).
     Numa seleção de 34 fotografias digitais clicadas pelo fotógrafo entre 2015 e 2020, a partir do registro de espetáculos, exposições e expressões artísticas no Centro Dragão do Mar, o público é conduzido a um passeio por uma diversidade de manifestações populares tradicionais no Ceará.
     "A ideia foi trabalhar o emaranhado de manifestações populares que resulta nesse saber cultural que é a junção de tudo, e que torna tão complexa e rica a nossa cultura tradicional", afirma Luiz Alves. 


Sobre o fotógrafo
 


Nascido em Tabuleiro do Norte, em 1979, Luiz Alves de Lima Júnior é formado no Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídricos / Irrigação no Centro de Ensino Tecnológico - Centec - de Limoeiro do Norte. Em 2008, veio morar em Fortaleza, onde fez Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará. Desde criança apaixonado por arte, nas suas múltiplas linguagens, encontrou na Fotografia a oportunidade de mudar de carreira, conciliando seu encanto pelo fazer artístico com melhores possibilidades de retorno financeiro. Desde 2014, dedica-se exclusivamente à fotografia. Iniciou seus estudos na Escola Porto Iracema das Artes, braço de formação do Dragão do Mar, o que logo despertou seu interesse por eventos e manifestações culturais. Ao longo deste período, realizou inúmeras coberturas de festivahis e espetáculos, como o Festival Manifesta, a Feira da Música, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Festival de Teatro Infantil, a Maloca Dragão, a  Mostra Petrúcio Maia, dentre outros. Desde 2015, atua como fotógrafo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desenvolve trabalhos autorais que buscam dar uma maior visibilidade às manifestações ancestrais como a dos povos Indígenas, maracatus, pescadores e povos de terreiros. 
 
Serviço: Lançamento da Exposição virtual "Folclore e o Saber Ancestral" do fotógrafo Luiz Alves
Data: 22 de agosto (sábado)
Horário: 17h30
Exposição: Site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Classificação: Livre
 

PARCEIROS