PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar celebra Dia do Folclore com lançamento de documentário, neste sábado (22)
A pesquisa sobre a lenda da Carimbamba, que integra a programação da convocatória Arte em Rede, resgata e registra a lenda como parte integrante da cultura oral dos fortalezenses.
18/08/20 às 20h45

    Andanças - foto Luiz Alves

 

    Iniciada no último domingo (16), a difusão dos projetos artísticos virtuais selecionados a partir da convocatória Arte em Rede continuará, até dezembro, compondo a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, bem como de outros quatro equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) geridos pelo Instituto Dragão do Mar. Dando sequência às apresentações do chamamento e em comemoração ao Dia do Folclore, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas apresentará, neste sábado, 22 de agosto, a partir das 17h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube/dragaodomarcentro), "Um estudo sobre a Lenda da Carimbamba no bairro Vila União". 

     A lenda da Carimbamba é um trabalho de pesquisa da professora Poliana Santos que foi interpretado e projetado cenicamente pelo Grupo no espetáculo "Andanças - do litoral ao sertão se dança pela tradição", em cartaz no Dragão no ano de 2019. A partir da pesquisa e do espetáculo, o grupo produziu um documentário de 30 minutos, que traz entrevistas, aula expositiva e depoimentos da pesquisadora, dos protagonistas que deram vida aos personagens, e do público que assistiu ao espetáculo.

      "Desde os tempos mais remotos, as lendas fazem parte da história da humanidade, que viam neste tipo de manifestação oral uma forma de manter vivas as crenças, os mitos, os valores e tradições de seus povos", afirma a pesquisadora Poliana Santos. narradora e pesquisadora do trabalho. O estudo realizado sobre a lenda da Carimbamba no bairro Vila União resgata e registra a lenda como parte integrante da cultura oral do povo de Fortaleza, dando uma mostra da relevância do trabalho na preservação e difusão desta lenda e do patrimônio imaterial da cidade.

 

Sobre o Arte em Rede

 

O "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto a sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

O Arte em Rede também integra o Programa "Cultura em Rede", previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, para que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.
 


Serviço: [Arte em Rede] Um estudo sobre a Lenda da Carimbamba no bairro Vila União, com o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas
Data: 22 de agosto (sábado)
Horário: 17h
Local: canal do Dragão no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: Livre
Duração: 30 min
Acesso gratuito
 

PARCEIROS