PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Terceira edição do Conversa de Proa realiza nesta segunda-feira, 19, às 19h, palestra com especialistas em direitos autorais na música
Debate contará com representantes da União Brasileira de Compositores, Instituto Brasileiro de Direitos Culturais e Sindicato dos Músicos do Ceará
15/02/18 às 14h40

 

Instituto Dragão do Mar, através da aceleradora de projetos Porto Dragão Música, realiza mais uma edição do Conversa de Proa, nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em pauta, a palestra "Tudo que você precisa saber sobre Direito Autoral na Música", que vai abordar as prerrogativas que visam à proteção dos direitos do autor e daqueles ligados a ele. 

 

A conversa se inicia às 19h e terá à mesa os convidados: Márcia Xavier, consultora em Gestão de Direitos Autorais de entidades e coletivos de Pernambuco e membro da União Brasileira de Compositores; Mário Pragmácio, advogado, professor e pesquisador em Direito da Cultura e do Entretenimento e diretor do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais, e Fábio Barros, músico, professor e advogado que atua junto ao Sindicato dos Músicos do Ceará. A Conversa de Proa tem acesso livre e gratuito.

 

SOBRE OS CONVIDADOS

 

Márcia Xavier

Comunicóloga Social, com habilitação em Relações Públicas com especialização em Estratégia de Marketing. É consultora em Gestão de Direitos Autorais de entidades e coletivos no Estado de Pernambuco e há dezoito anos está trabalhando na UBC - União Brasileira de Compositores- Filial PE, que abrange os Estados (PE, PB, AL, RN, CE, AM).

 

 

Mario Pragmácio

Advogado, professor e pesquisador em Direito da Cultura e do Entretenimento. Eleito presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais - IBDCULT para o triênio 2017-2020. Nos últimos anos, empreendeu diversos trabalhos que envolvem direitos culturais, políticas culturais e economia criativa, tais como, Observatório de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (coordenador), Territórios Criativos (consultor) Rio Criativo (residente e consultor). e Territórios da Arte (curador).

 

 

Fábio Barros

Pesquisador musical, professor universitário e advogado, é também tecladista/compositor integrante do grupo "Obskure" desde 2003. Ocupou a cadeira de música no Conselho Estadual da Cultura do Ceará no biênio 2005-2006 e representou o estado durante os encontros da Câmara Setorial da Música (sobre Direitos Autorais) com o MinC e a FUNARTE enquanto titular do Fórum Permanente de Música do Ceará e do Fórum Nacional Permanente de Música. Foi assessor jurídico da Associação dos Músicos da Paraíba - AMP (2004 a 2006) e da Associação Cultural Cearense do Rock - ACR (2003-2011); integrou ainda a ASCEMUS (Associação Cearense dos Músicos) e hoje atua junto ao Sindicato dos Músicos do Ceará.

 

 

PORTO DRAGÃO

 

O projeto Porto Dragão foi lançado em agosto de 2017 pelo Instituto Dragão do Mar, com o objetivo principal de fazer circular a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens, dentro do próprio estado e também nacional e internacionalmente. Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, o Porto Dragão tem o intuito de desenvolver as cadeias de setores criativos como a música, as artes visuais e o audiovisual.

Num primeiro momento, as ações do projeto se concentram na música, por ser uma das cadeias criativas de maior impacto na economia do Ceará. É o braço Porto Dragão Música, cujo objetivo geral é estimular e incrementar a produção musical cearense e a economia que se organiza em torno desse campo artístico, através da indução de investimentos públicos e também da articulação de parcerias privadas.

"O Porto Dragão Música vai ofertar um conjunto de serviços de conhecimentos diversos e complementares, além de processos de capacitação e tecnologias para artistas, produtores, empreendedores, cooperativas, associações e empresas que atuam no campo musical. É uma verdadeira agência de desenvolvimento que vai proporcionar o apoio necessário para a transformação e promoção destas iniciativas", define Linhares.

 

 

SERVIÇO
Conversa de Proa #3 - Direitos Autorais
Quando: 
dia 19 de fevereiro de 2018 (segunda-feira)
Hora: 19h
Onde: Auditório do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS