Ao longo da próxima sexta-feira, 29.11, uma programação de 12 horas, completamente gratuita, vai ocupar vários espaços do Dragão do Mar para celebrar e debater as questões fundamentais para e sobre meninas e mulheres, e demonstrar sua força, potência, desafios e conquistas. Neste encontro, o festivai vai dar espaço para as vozes do Nordeste, a forma de fazer e pensar dessas mulheres.
O Esquenta WOW é uma prévia à 2ª edição do Festival Mulheres do Mundo, que acontecerá em novembro de 2020, no Rio de Janeiro.
O Esquenta WOW conta com uma gama de atividades nas quatro dimensões do Festival - diálogos, ativismo, empreendedorismo e intervenções de arte e cultura. O evento será entre 10h e 22h com duas mesas de diálogos distribuídas entre manhã e tarde, oficinas diversas ao longo do dia, feira de empreendedoras locais na parte externa durante todo o dia e intervenções artísticas e fechando com o show de Larissa Luz cantando Elza Soares. Serão 12 horas intensas de diálogos com o público. Todo o evento é gratuito, respeitando apenas os espaços sujeitos à lotação.
Programação Esquenta WOW #6
OFICINA: Dança Intuitiva com Inaê Moreira - Artista baiana e mulher negra. Seus atuais projetos trazem questões vividas pelo corpo negro feminino, afrobrasileiro e diaspórico.
Abertura Feira Delas com empreendedoras locais
Mulheres em luta pelos seus territórios de vida
Sidneia da Silva - Pescadora e massoterapeuta. Dirigiu o Documentário "UMA PESCADORA RARA NO LITORAL DO CEARÁ".
Izabel Lima - Bacharel em Pedagogia pela Unifor. Especialista em Arte Educação Faculdade Darcy Ribeiro 2013. Diretora de Ação Educativa Ong Velaumar. Atualmente Assistente de Coordenação da Ação Educativa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Cacique Irê - Juliana Alves - Nativa do povo Jenipapo Kaninde. Graduada em licenciatura intercultural indígena, Mestranda em Antropologia pela UFC. Gestora escolar da escola indígena Jenipapo Kaninde. Coordenadora do Projeto escola de Cinema Indígena Jenipapo Kaninde. É Sucessora de Cacique Pequena e conhecida como Cacika Irê.
Mediação: Tiana Vilar Lins - Womanity Brasil
com Jude Kelly - Fundadora do Festival Women of the World (WOW) e da Fundação WOW.
ALMOÇO DELAS
OFICINA Brincando e Criando pela Igualdade de Gênero (8 a 13 anos) oficina Redes da Maré convida Brincando e Pintando no Dragão do Mar
OFICINA com Terroristas del Amor
OFICINA com Tambores de Safo com Tambatuque de Marias
Artistas pensando gênero, violência e poder.
Marília Oliveira - Artista visual, tendo a fotografia como linguagem mais presente em sua pesquisa. Mestra em comunicação pela UFC, estuda autobiografia e a mistura entre imagem e palavra para composição de narrativas.
Inaê Moreira - Artista baiana e mulher negra. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Possui experiência nas diversas técnicas corporais: dança, acrobacias, capoeira angola, contato improvisação, teatro físico e performance.
Isadora Ravena - Travesti e arterrorista, graduanda em Teatro pela Universidade Federal do Ceará, movimenta criações em arte e dissidência de gênero.
Larissa Luz - Cantora, compositora e atriz, vem se tornando uma grande representante da música negra contemporânea da Bahia. Atualmente em cartaz vivendo Elza Soares no musical "ELZA" que estreou em 2018, a soteropolitana concilia carreira de atriz e cantora.
Mediação: Cecília Bedê - Curadora e pesquisadora das Artes Visuais, mestre em Comunicação e Semiótica. Atualmente é Curadora do Acervo de Artes da Fundação Edson Queiroz, coordenadora do Espaço Cultural Unifor e Professora no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza - Unifor.
Filme-reportagem "Fortalezas: Mulheres que Mudam a Cidade", seguido de bate-papo com os jovens realizadores da Rede Cuca
PERFORMANCE com Tambatuque Das Marias
DJs Women of Reggae
SHOW abertura LUIZA NOBEL
DJs Women of Reggae
SHOW COM LARISSA LUZ canta Elza Soares