PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Centro Dragão do Mar realiza Programação Especial de Férias com o tema 'Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar'
No mês de Julho, o Centro Dragão do Mar, a Escola Porto Iracema das Artes e a Aceleradora de Projetos Artísticos, Porto Dragão (antigo Sesc Iracema), oferecem mais de 50 programações para diversos públicos
26/06/19 às 14h53

Uma intensa programação de férias está sendo realizada pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola Porto Iracema das Artes e Aceleradora de Projetos Culturais Porto Dragão. São mostras de cinema, seminários, conferências, oficinas artísticas, aulas abertas, festival de música e exposições que prometem apresentar e discutir o cenário cultural contemporâneo de maneira crítica e criativa. "Entendemos que as férias são um momento excepcional para o cearense e para as pessoas que visitam nosso estado. Então, convidamos os jovens, universitários, professores, profissionais liberais para momentos de lazer, sociabilidade e reflexão sobre questões contemporâneas do nosso país e do mundo. Nossa programação está repleta de temas instigantes e é a capacidade de discutí-los por meio da arte que faz do Dragão, ao lado da escola e da aceleradora, lugares especiais, de fluxo intenso de pessoas e ideias", comenta o antropólogo e presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares. 

 

A programação Liberdade para pensar, brincar e sonhar é realizada em todos os espaços do Dragão do Mar: teatros, museus, anfiteatro, Praça Verde, cinemas, no Teatro B. de Paiva do Porto Dragão (antigo Sesc Iracema) e na Escola Porto Iracema das Artes.


Conferência, Programação Infantil, Mostras de Cinema e Festival de Música Instrumental são destaques na Programação Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar


Na abertura da programação Liberdade para Pensar, Brincar e Sonhar, o filósofo húngaro radicado em São Paulo, Peter Pál Pelbart, realiza a conferência O Novo em Tempos de Urgências Sociais e Culturais, dentro da programação do Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo, realizado em parceria com o Instituto Itaú Cultural, entre os dias 01 e 02 de Julho.

 

O mês de Julho traz ainda uma novidade para as crianças: a retomada do Dragão das Crianças, programação realizada sempre aos domingos, na Praça Verde, com brincadeiras, desenho, pintura, apresentação de quadrilhas juninas, oficina de brinquedos e novidades como o cinema ao ar livre (Cine Miau) e a estreia da faixa infantil no Cinema do Dragão que passa a ocupar permanentemente o horário das 15h, aos domingos.

 

De 16 de Julho a 20 de Julho, grandes músicos da cena instrumental brasileira como Guinga (RJ), Amaro Freitas (PE) e Arismar Espírito Santo (SP) sobem aos palcos do Centro Dragão do Mar, durante o Festival Pôr do Som de Música Instrumental. Os artistas cearenses Nonato Lima, Ivan Timbó e Stênio Gonçalves também se apresentam lançando discos inéditos dentro do Festival. A programação composta por (9) nove apresentações e uma (1) Jam Sessions é toda gratuita. Além dos shows, será realizado o seminário: Um novo Olhar sobre a Música Instrumental Cearense: Políticas e Conexões, com participação de Inti Queiroz (USP) e Esdras Nogueira (BSB- Música Transforma) e Paulo Vitor (Plataforma Sinfonia do Amanhã), Alfredo Barros (Uece). Dia 17 e 18 de Julho, no Auditório do Dragão, às 14h.

 

    No Cinema do Dragão, os destaques vão para o diretor pernambucano Marcelo Gomes que irá apresentar e debater seu novo documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar, no dia 09 de Julho; a Mostra Esperei para Ver no Dragão, que traz filmes inéditos no Ceará, como Estação Diabo (Filipinas, 2018) e Um Elefante Sentado Quieto (China, 2018), este último com quase quatro (04) horas de duração; e a Mostra Itinerante Prêmio Pierre Verger de Filmes Etnográficos, com 16 filmes ( longas e curtas metragens)  de todo o país.

 

    Nas artes cênicas, um panorama do teatro cearense contemporâneo deve ser apresentado durante o Festival de Artes Cênicas Cena Ceará, a partir de 03 de Julho. Os clássicos do teatro brasileiro Navalha na Carne (Nelson Rodrigues) e Quando as Máquinas Param (Plínio Marcos) são encenados pelo Grupo Imagens de Teatro, no Teatro do Dragão, nos sábados 13, 20 e 27 de Julho.

 

    No Porto Iracema, a série de aulas abertas Paulo Freire à Bombordo farão ao longo de quatro encontros releituras e conversas sobre a obra de um dos maiores educadores do Brasil. A cineasta belga Agnés Varda também ganha mostra especial com 13 sessões gratuitas, seguidas de debate, ao longo do mês. É o Circuito Merci, Varda! Imperdível! 


Confira AQUI a programação completa do mês de Julho!

PARCEIROS