PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Espetáculo 'Devorando Heróis' estreia sua folia teatral, neste fim de semana, no Dragão
A peça que ocupa a rua estará em cartaz nos dias 9, 10, 17 e 24 de fevereiro de 2019 e faz parte da Temporada de Arte Cearense, do Centro Dragão do Mar
06/02/19 às 15h28

A folia teatral do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis entra em cartaz, neste fim de semana, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com o espetáculo "Devorando Heróis: A Tragédia segundo os Pícaros". O teatro de rua que transborda arte pública, expansiva e desestabilizadora do cotidiano encena as trágicas  histórias de dois heróis gregos, Prometeu e Ájax, contadas por foliões carnavalescos. Gratuita, a peça tem estreia neste sábado (9), às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, e segue em cartaz aos domingos de fevereiro.

 

Em "Devorando Heróis: A Tragédia segundo os Pícaros", o herói emerge no exemplo daqueles que desafiam o poder e ultrapassam limites impostos, sejam os do Estado, da religião, das convenções artísticas. "Oferecemos uma pândega rock-batucada que mistura tragédia, comédia, carnaval, antropofagia, tropicália, tudo regada à música e desbunde". Reflexo de um Brasil "na Idade da Pedrada", "Devorando Heróis" possibilita uma reflexão que se dá na liberdade do corpo e do pensamento e num movimento de mastigação estética que almeja desconstruir mitos, imagens e, consequentemente, normas e ordens vigentes.

 

Sinopse

Um sopro carnavalesco invade as ruas e praças pois foliões de um carnaval sem data celebram as histórias de Prometeu e Ajax. Os passantes são convidados a seguir com o bloco e, entre danças e músicas, mergulhar nas histórias destes trágicos heróis. O objetivo é erigir uma folia teatral que os dilacera, tomando desses heróis suas feições e forças de enfrentamento aos ditames do poder para assim falar de liberdades, por meio de uma encenação picaresca, multicolorida, tropicalista e marginal.


 

Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis

O Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis é um grupo de teatro que atua na cidade de Fortaleza, no Ceará, desde o ano de 2011. Pesquisa a linguagem do teatro rua vista pelo filtro da Picardia e da figura marginal do Pícaro. Um anti-herói por excelência, o Pícaro é aquele que subvertendo a lógica do poder estabelecido denuncia através de suas ações de insurgência as mazelas e idiossincrasias de nossa sociedade. Interessa como campo de pesquisa o caráter libertário do carnaval com seus blocos e brincantes, a arte pública que toma de assalto as ruas, as ocupações populares que provocam uma reflexão sobre os limites do poder que regulam nossos corpos e vida.

 

Nas montagens do grupo, atores/performers/músicos e público são convidados a usufruírem e ocuparem o espaço público num encontro que mistura teatro, música, performance e festa. Fazem parte do coletivo os atores  Alysson Lemos, Beto Menêis, Daniel Rocha, Diego Landin, Magno Carvalho, Murillo Ramos, Paula Yemanjá, Pedro Caleb e Zéis.


 

Direção

Murillo Ramos é ator e diretor teatral. Sua formação teatral começou no Curso Princípios Básicos de Teatro e pelo Colégio de Direção Teatral, passando por diversos cursos e oficinas com profissionais como Sergio de Carvalho, LUME e Nely Frank. Hoje é um dos mais atuantes diretores teatrais do Ceará, participando de projetos e espetáculos premiados pela FUNARTE, BR Distribuidora, além de prêmios estaduais e municipais.

 

Dirigiu os espetáculos "Conversa de Lavadeiras" pela Trupe Caba de Chegar; "Sertão.Doc" e "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro" pelo Grupo Nóis de Teatro, e atuou e dirigiu o solo "Da paixão sobre borboletas". Em sua experiência como arte-educador dentro de assentamentos da reforma agrária, constrói junto aos assentados o espetáculo "Severino Saltimbanco".

 

É fundador do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis, dirigindo e atuando nos espetáculos "Boteco do Seu Noel" e "Devorando Heróis: A tragédia segundo os Pícaros". Atualmente, faz parte da equipe de arte-educadores da Escola Porto Iracema da Artes, atuando na formação de atores que culminou no espetáculo "Todos seremos mãe". Confira o vídeo da peça AQUI 

 

Sobre a Temporada de Arte Cearense

 

A Temporada de Arte Cearense é a programação anual que reúne apresentações de projetos artísticos selecionados por meio dos Editais Culturais, os editais de ocupação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. São centenas de apresentações em dez diferentes linguagens artísticas, distribuídas de terça a domingo, a preços acessíveis ou gratuitos. Confira a programação completa deste mês AQUI


 

SERVIÇO

Espetáculo "Devorando Heróis: A Tragédia segundo os Pícaros"

Quando: dias 9, 10, 17 e 24 de fevereiro de 2019
Hora: às 19h
Onde: no Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Acesso gratuito

Classificação etária: Livre

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS