PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Exposição 'Locus - Pinturas de Adriana Maciel ' estreia dia 14 de fevereiro no Museu da Cultura Cearense
Cerca de 25 obras entre telas, objetos pictóricos e instalações irão compor a exposição que permanece em visitação até o dia 7 de abril de 2019.
30/01/19 às 16h44

O Museu da Cultura Cearense apresenta a partir do dia 14 de fevereiro a Exposição "Locus - Pinturas de Adriana Maciel", contemplada pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais - Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo / Ceará - Museu da Cultura Cearense, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra "Locus - Pinturas de Adriana Maciel" é uma síntese do trabalho de Adriana nos últimos anos de sua carreira. Cerca de 25 obras - entre telas, objetos pictóricos e instalações - irão compor a exposição que permanece em visitação até o dia 7 de abril de 2019.

 

A exposição, que já passou pela Galeria Funarte de Artes Visuais, em São Paulo, propõe um jogo lúdico com a percepção do espectador. A mostra é dividida em 13 telas da série Com-partimentos, 10 objetos pictóricos das séries Núcleos e Rotor, e mais duas instalações: Trajetória e Órbitas.

Pela primeira vez expondo em Fortaleza, Adriana afirma que apesar da diversidade de vertentes reunidas, "Locus - Pinturas de Adriana Maciel" pode ser interpretada como uma única instalação, pois reúne elementos que conferem unidade aos trabalhos. Propondo um jogo lúdico com a percepção do espectador, a mostra explora relações entre conceitos que a princípio se opõem. Uma mesma figura pode se apresentar condensada ou ampliada, sugerindo compressão ou dilatação.

 

A mostra estabelece alguns conceitos como ausência e presença, esgarçamento e permanência, dentro e fora, realidade e ficção, excesso e nada, superfície e profundidade, coesão e desdobramento. O conjunto das obras traz uma leitura poética de representações de lugares e pequenas construções, como: vãos, frestas, aberturas, que dialogam com o espaço expositivo, numa abordagem entre a realidade e a imaginação. "Locus - Pinturas de Adriana Maciel" é realizada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e  Governo Federal.

 

Oficinas

 

A exposição também terá espaço para formação com as oficinas "Visualidade Gráfica", que será ministrada pelo artista Rubem Grilo, de 11 a 13 de fevereiro; e "Pintura como Experiência do Olhar", ministrada por Adriana Maciel nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

 

A oficina de Rubem Grilo se destina ao exercício relacionado à visualidade gráfica, que corresponde a um dos principais motivos atingidos com a impressão xilográfica. No dia 13, como parte da programação, será realizado um encontro com artistas e gravadores da cidade, aberta ao público em geral e aos participantes da oficina, com duração de 90 minutos. Formulário para inscrição e ementa: https://docs.google.com/forms/d/1z1XuASHjrMw2Hec39-7lgAO-WrtCtMynV7xjYaYCDFo/edit

 

Além da oficina, Rubem Grilo também vai ministrar a palestra "A Xilogravura brasileira como projeto modernista", dentro do programa Diálogo Cultural, do Museu da Cultura Cearense (MCC), no dia 13 de fevereiro, das 15h30 às 17h, no Miniauditório do MCC. Esta atividade é uma oportunidade de interação, discutindo o estágio atual, assim como os dilemas da produção contemporânea.

 

Já a oficina com Adriana Maciel terá dois objetivos: a experiência técnica e o estímulo em olhar sobre detalhes que se encontram ao redor, como base ao pensamento construtivo do espaço da representação.

 

A oficina também visa desenvolver a experimentação do processo técnico, considerando a vivência individualizada, e abordando temas que ampliem o conhecimento desta mídia e a sua relação com o processo atual da arte. Com isso, a ideia é desenvolver a experiência do olhar contrapondo a bidimensionalidade e a tridimensionalidade como forma de pensar a representação do espaço. Inscrição e ementa no formulário: https://docs.google.com/forms/d/1laGuWKH4iwDQaHH5mnxO2ADJFyp4ank72ipTnl3Qcaw/edit

 

Sobre Adriana Maciel

 

Adriana Maciel nasceu em Belo horizonte, vive e trabalha no Rio de janeiro. Formada em pintura e licenciatura na UFMG (1990, 1992) e no curso Aprofundamento em Artes Visuais da Escola de Artes Visuais Parque Lage (1995). Artista visual, trabalha com pintura, desenho, fotografia e vídeo. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Realizou exposições individuais em Instituições Culturais como: Centro Cultural Cemig (1996) Paço imperial (RJ- 1997), Funarte (RJ- 1998,2008, 2018), Centro Cultural dos Correios (RJ-2004), Palácio das Artes (BH-2015) e galerias de arte em Belo Horizonte em 1996, São Paulo em 2004 e Rio de Janeiro em 2006.

 

Entre as exposições coletivas, destacam-se: Rumos Visuais - Itaú Cultural, SP-1999-2000, Projeto Abra/ Coca-Cola- Centro Cultural Vergueiro, SP-1998, SP-Arte - Parque Ibirapuera, SP-2005, Caixa Cultural RJ-2001, Arquivo Geral-Centro Cultural Hélio Oiticica, RJ -2006. MAM-RJ-2008, Galeria do Mosteiro de Alcobaça- Portugal- ano comemorativo do Brasil em Portugal.

 

Ganhou os prêmios:  Projeto Macunaíma - Funarte- RJ-1998, Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, RJ-2008, Prêmio Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 7ª e 9 ª edição-2010 e 2013, Edital Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado/Ocupação Palácio das Artes BH-2015, Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais-2016. Foi indicada para a bolsa CIFO - Cisneros Fontanals Art Foundation / Miami (2007).


 

PARA CONHECER A EXPOSIÇÃO

 

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=I8BjNWooGSU&t=27s

CATÁLAGO: https://issuu.com/adrianamaciel/docs/locus_adriana_maciel


 

SERVIÇO:

Exposição: LOCUS - pinturas de Adriana Maciel

Local: Galeria 1 e 2 Museu Da Cultura Cearense, Centro Dragão do Mar- Fortaleza

Abertura da exposição: 14 de fevereiro às 19h com visita guiada com a artista e intérprete de Libras e lançamento do catálogo. Período de 15 de fevereiro a 07 de abril de 2019

Visitação: aberto das terças às sextas, das 9h às 19h (acesso até 18h30), e aos sábados e domingos, das 14h às 21h, (acesso até 20h30).

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

 

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS