PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar recebe Boaventura de Sousa Santos em sessão pública no Anfiteatro
Junto com o sociólogo português estarão presentes representantes de movimentos sociais e pesquisadoras/es que vão dialogar entre saberes e práticas populares e acadêmicas.
28/11/18 às 17h29

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos estará em Fortaleza no próximo domingo, dia 02 de dezembro, para participar da sessão pública "Vozes das existências e resistências de povos e águas no Ceará". Junto com o pesquisador estarão representantes de movimentos sociais e pesquisadoras/es com o intuito de promover um diálogo entre saberes e práticas populares e acadêmicas. A sessão também quer possibilitar o contato da população cearense com o pensamento de Boaventura, assim como com a realidade dos povos de vários territórios do Estado em relação ao direito à água como bem comum. A sessão acontece às 17h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

A sessão integra a programação da Oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) - Águas, bem comum e direito humano no Ceará, que acontece em Caucaia, de 30 de novembro a 02 de dezembro.

 

As atividades têm como realizadoras a UPMS, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ceará e um conjunto de organizações da sociedade civil, com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), da Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc), do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria de Cultura do Estado, do Instituto Dragão do Mar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Sobre Boaventura e a UPMS

 

Boaventura de Sousa Santos é diretor do Centro de Estudos Sociais e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça da Universidade de Coimbra. Formado em Direito pela mesma universidade, na qual participou da fundação da Faculdade de Economia e do curso de Sociologia.

 

A Universidade Popular dos Movimentos Sociais nasceu no Fórum Social Mundial, em janeiro de 2003, quando Boaventura apresentou a proposta de criação de um espaço para a autoeducação de pessoas empenhadas na transformação social e para o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os conhecimentos populares.

 

Desde então, a UPMS tem contribuído para tornar os saberes acadêmicos mais relevantes para as lutas sociais articuladas pelos movimentos e organizações na construção de um mundo mais democrático e justo. A universidade funciona por meio de uma rede entre entidades e movimentos de diversos países e metodologicamente adota dois conceitos de Boaventura: a tradução intercultural e a ecologia de saberes.

 

Mais informações: www.universidadepopular.org

 

SERVIÇO
Sessão Pública com Boaventura Sousa Santos e movimentos sociais - Vozes das existências e resistências de povos e águas no Ceará
Data: Domingo - 02 de dezembro de 2018
Horário: 17h
Local: Anfiteatro do Dragão do Mar, Fortaleza - R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza/Ceará

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS