PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho abre inscrições para o I Seminário da Gravura
As inscrições são presenciais e gratuitas. Interessados deverão comparecer a sede da escola a partir do dia 13 de novembro
09/11/18 às 15h56

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS),  instituição da Secretaria da Cultura gerida em parceria com o  Instituto Dragão do Mar, com o objetivo de promover uma troca de conhecimento entre artistas, estudantes, críticos e admiradores das artes gráficas, realizará  o I Seminário da Gravura, com o tema, Gravura: Tradição e Contemporaneidade, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no auditório da EAOTPS.

 

A iniciativa surgiu a partir da longa trajetória da Escola em promover formação nas artes gráficas, com foco na linguagem da Gravura, que inclui as técnicas tradicionais de Xilogravura, Gravura em metal (Encavo), Litogravura e Serigrafia (estamparia). O evento contará com palestras, estudos de caso e vivências, com nomes de expressão da arte gráfica nacional e local. No encerramento, será feito o anúncio dos premiados do IV Salão da Gravura, concurso de iniciativa da EAOTPS que resultará em uma exposição a ser aberta no dia 15/12.

 

As inscrições são presenciais e gratuitas, a todos os interessados e estarão sendo realizadas na sede da Escola (Av. Francisco Sá, 1801 - Jacarecanga), a partir do dia 13/11. 

 

ATENÇÃO!

É permitida a inscrição no Seminário por painel, limitada a capacidade máxima de 35 (trinta e cinco) lugares do auditório da Escola.

 

ARTISTAS PALESTRANTES

 

Antônio Vieira, artista cearense com formação em Artes Visuais pelo IFCE e curador de diversas exposições. É conservador e restaurador do acervo da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

 

Eduardo Eloy, artista cearense com formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Centro Educacional Municipal Calouste Gulbenkian e Museu de Arte Moderna - MAN. Recebeu em 1985 o Prêmio Especial Pietro Maria Bardi no 2º Salão Pirelli de Pintura - MASP em São Paulo e em 1983, prêmio na categoria de técnica mista no Salão da Universidade de Fortaleza - UNIFOR Plástica.

 

Miriam Tolpolar, artista gaúcha, Mestre em Artes Visuais (Poéticas Visuais) pelo Instituto de Artes da UFRGS (2003) e Professora de Litografia do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 1997. Desde 1985 vem participando de Salões de Arte, exposições coletivas e Bienais de Gravura no Brasil e exterior, tendo recebido inúmeros prêmios.

 

Roberto Galvão, artista cearense, historiador e artista com várias exposições em cidades do Brasil, AlemanhaArgentinaBulgáriaCubaEspanhaEstados Unidos, França, Portugal e Uruguai.

 

Sebastião de Paula, artista cearense, Doutor em Artes, Mestre em Educação, Especialista em Arte e Educação e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará.

 

Sergio Helle, artista cearense, conhecido por desenvolver um trabalho que mescla ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho e pintura. É considerado um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística. Ganhou o Prêmio Gravura do Salão de Abril, em 2001. Seu trabalho foi o primeiro caso de infogravura a aparecer nos registros do Salão de Abril, reconhecido como categoria.

 

O Coletivo In-Grafika é formado por artistas que tem a gravura nas suas diversas técnicas (tradicionais e experimentais) como meio de desenvolvimento de poéticas e pesquisas plástica/visuais. Fundado há cerca de dois anos, o Coletivo tem em sua formação, artistas das mais diversificadas áreas de atuação.

 

O Coletivo Matrix também é formado por artistas, reconhecidos pela experiência no desenvolvimento de trabalhos e estudos acerca dos processos de impressão artesanal no Ceará. O grupo já participou de exposições em nível local e nacional.

 

Confira a Programação


 

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS