PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
O maior festival de teatro de bonecos do Brasil chega ao Dragão do Mar
Sesi - Bonecos do mundo traz releituras de 'Alice no País das Maravilhas', de Lewis Carroll, com a banda mineira Pato Fu e "Aladim" que será encenado pelos tchecos The Forman Brothers' Theatre. Programação gratuita
30/10/18 às 16h47

O maior festival de teatro de bonecos do Brasil e um dos mais importantes do planeta inicia sua turnê 2018 com apresentações em Fortaleza e João Pessoa. O Sesi Bonecos do Mundo coloca em cena mais de 150 artistas de diversas nacionalidades que farão um total de mais de 100 apresentações nas duas capitais, tanto em teatros como em grandes espaços ao ar livre . No Ceará, de 5 a 11 de novembro; na Paraíba, de 13 a 18. Em cena, estarão companhias dos Estados Unidos, Rússia, República Tcheca, Espanha, Argentina, Itália, Chile, Peru e Brasil, que está representado por companhias de oito estados.

 

Várias técnicas serão exibidas ao público, numa viagem que vai do tradicional mamulengo nordestino, passando pela manipulação com fios e varas, até apresentações nas quais os personagens são partes do próprio corpo dos artistas. O projeto tem o patrocínio do Sesi, dentro da proposta da instituição em promover ações culturais de qualidade para o trabalhador da indústria. Tudo de graça, com áudio descrição e tradução para libras.

 

O principal diferencial do projeto está na sua proposta de democratização do acesso à cultura, "com a ocupação dos espaços públicos pelo público, unindo patrimônio histórico com patrimônio imaterial", destaca Lina Rosa Vieira, idealizadora e curadora do projeto, que está na estrada desde 2004. De lá para cá, marionetes de 20 países e 23 estados brasileiros já subiram aos palcos de todas as capitais e do Distrito Federal, levando essa arte a mais de 2,3 milhões de pessoas.

 

Além das apresentações, o público das duas cidades também poderá contemplar uma exposição com quase 300 bonecos. Boa parte deles do acervo de Magda Modesto, umas das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema. Também estarão expostas verdadeiras relíquias cedidas por mestres mamulengueiros. A mostra celebra a condição do mamulengo como patrimônio imaterial da cultura brasileira, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015.

 

Uma peculiaridade desta edição de 2018 é que o público poderá prestigiar algumas releituras bem peculiares de grandes clássicos da música e da literatura. O primeiro exemplo é o espetáculo Alice Live, da banda mineira Pato Fu e do grupo Giramundo, também de Minas Gerais. A peça é uma releitura de "Alice no País das Maravilhas", Lewis Carroll. Outro clássico que estará em cena é "Aladim", que será encenado pelos tchecos The Forman Brothers' Theatre. Ainda nessa linha, os russos do Teatro Tenj & Puppentheaterkunstschutzverein trazem a sua visão da Ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet.

 

Integram a grade artística do festival a companhia Jordi Bertran, da Espanha,  que mostrará sua Antologia Poética. Da Argentina, vem a Bululu Teatro, com o espetáculo "A Velha". Duas companhias italianas estão no Sesi Bonecos: Cia Dromosofista, com o espetáculo "Historietas de um Abraço"; e Giovago & Rondella, com " Quadri" . Do Chile vem David Juazola, que mostrará "O Jogo do Tempo". Hugo e Ines, do Peru, encantam o público com uma apresentação em que partes do corpo dos atores/manipuladores se transformam em personagens independentes. A companhia norte americana The Huber Marionettes traz todo o clima da Broadway para o festival.

 

A lista de brasileiros inclui os mineiros do Pato Fu e do Giramundo, as companhias Mosaico Cultural (RS), Caixa de Imagens, Trucks, Pia Fraus (SP) e Cia Artesanal de Teatro (RJ). Mestres mamulengeiros vindos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Distrito Federal e do Ceará complementam a trupe.

 

 No sábado, 10, e no domingo, 11, as apresentações acontecem no Dragão do Mar. O espaço estará completamente transformado para o festival. A programação começa às 16h30 com espetáculos que interagem diretamente com público. A estrutura do evento é composta também por três palcos, um pavilhão de exposição, um tablado e até uma Kombi abrigará apresentações. Haverá, ainda, um espaço especial para os mestres mamulengueiros, a Praça dos Mamulengos.  Esta é a segunda vez que o projeto vem ao Ceará com esse formato. A primeira foi em 2012. Como Sesi Bonecos do Brasil já se apresentou em 2004 e 2008. Somadas as três edições atingiram um público de cerca de 125 mil pessoas.

 

Serviço " Sesi- Bonecos do Mundo''

Quando: 10 e 11 de novembro

Onde: Praça verde e  Espaço Rogaciano Leite Filho

Gratuito

 

Programação completa > http://www.sesibonecos.com.br/programacao/?id=59

 

Mais informações: 

www.facebook.com/sesi.bonecosmundo/

https://www.instagram.com/sesibonecos/

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS