PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cantora cearense ILYA lança dia 23 de setembro seu primeiro álbum, 'Doces Náufragos', no Itaú Cultural.
Artista é uma das aceleradas do Porto Dragão
19/09/18 às 10h54

A artista cearense ILYA, que acaba de desembarcar em São Paulo para uma temporada de shows e ações, vai lançar, no dia 23 de setembro, às 19h, na Sala Itaú Cultural, o seu primeiro álbum solo, intitulado "Doces Náufragos". O trabalho agrega suas próprias composições a uma cena contemporânea de compositores que se empenharam e propuseram a construir este trabalho junto dela, com destaque para Daniel Groove, José Rodrigues (PE/CE), Daniel Medina (CE), Michele Tajra (PI/CE) e Maria Ó (SP). Trata-se de uma forma de reafirmar uma identidade polifônica em seu fazer artístico.

 

O single "Se eu Saio e Você Dança", por exemplo, é uma canção da paulista Maria Ó, cantora e compositora que possui forte ligação com Fortaleza. "Nos conhecemos em uma vinda dela para Fortaleza e, a partir daí, brotou uma linda amizade e muita parceria. Essa música fala de fluxos e relações, mudanças, encontros e lembranças. É uma forma de mostrar que a vida segue, envolta a uma melancolia que baila", explica a cantora.

 

O disco também traz a música "Balneabilidade Livre", composição de Daniel Medina, que canta os encantos, e desencantos, de Fortaleza. "Em 2015 uma galera começou a fazer um movimento na Praia de Iracema, hoje também Praia dos Crush, outro dia Praia do Lido. Tinha uns cartazes com Balneabilidade Livre e o Medina musicou. Quando ele mandou a música pra mim foi só alegria", diz a artista.

 

Outro destaque é "Canções de Mar", que ILYA já costumava cantar em seus shows antes da gravação do CD. A faixa tem um significado especial, pois foi a partir de "Canções de Mar" que ela deu início ao processo da sua trajetória como artista solo, além de despertar a vontade de gravar o seu primeiro trabalho. "A escolha dessa música é, de certa forma, um jeito de legitimar a poesia e a energia que chegam junto com a canção", ressalta.

 

Com produção musical de ILYA, Daniel Groove e Cláudio Mendes, o álbum teve as bases gravadas por Klaus Sena em Fortaleza no estúdio Magnólia, e contou com Rian Batista no baixo, Beto Gibbs na bateria, e o próprio Claudio Mendes no violão e efeitos, além da participação especial de Vitor Colares e Fernando Catatau. Já em São Paulo, a gravação das vozes e overdubs foi realizada na casa Índigo Azul (espaço que abriga o estúdio, selo e produtora cultural homônimos) e contou ainda com a presença da cantora Soledad e Igor Caracas.

 

O show de lançamento de "Doces Náufragos" no Itaú Cultural contará com a presença dos músicos cearenses Cláudio Mendes, Rian Batista e Beto Gibbs, além da participação especial de Vitor Colares, Igor Caracas e Soledad. O álbum chega através do selo Índigo Azul e terá distribuição OneRPM.

 

ILYA - Trajetória

 

Destaque na efervescente cena contemporânea de compositores e intérpretes cearenses, ILYA começou sua trajetória como integrante do grupo Tripulantes da Sabiabarca, junto de Carlos Hardy e Diego Ramires (In Memoriam). Com eles, circulou em festivais e importantes palcos de Fortaleza e Nordeste. Com forte influência na cultura popular e em meio a timbres e batidas eletrônicas, ela formou também a dupla eletrônica Mantra Coité com  DJ Motor, improvisando e compondo. Participou do Livro-CD BULBRAX- Sociomorfologia Cultural de Fortaleza do escritor Flávio Paiva, onde gravou com Chico Cesar. Em 2017, integrou o já tradicional bloco de carnaval As Gata Pira. Paralelamente a esses projetos, ela se lançou solo, produzindo singles e videoclipes durante o processo de pré-produção e gravação do seu álbum.

 

Os três primeiros singles lançados, já ganharam clipes. Canções de Mar, de José Rodrigues, foi o primeiro: dirigido e encenado pela própria artista e editado por Igor Cândido o video traz uma interpretação espontânea e despojada em meio à cores, texturas e pisicodelias. O clipe foi lançado no anfiteatro do Dragão do Mar durante o festival Férias no Dragão, em janeiro deste ano.

 

O segundo single, "Se eu Saio e Você Dança" foi gravado ao vivo durante a sua participação no programa Porto Dragão Sessions, e contou com a produção musical de Yury Kalil, integrante da banda Cidadão Instigado. O clipe foi lançado com destaque no festival  Maloca Dragão, no palco da Praça Verde. A direção é da própria ILYA, com edição de Isadora Stevani, captação de Jamille Queiroz, que, junto com a Laubordando, também foi responsável pelas intervenções de bordados.

 

O terceiro clipe, "Balneabilidade Livre" (Daniel Medina), apresenta o primeiro fonograma do álbum Doces Náufragos, viabilizado através de uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo. Assim como o financiamento, a direção do clipe foi uma realização coletiva, trazendo no time nomes como Clara Capelo, Monstra, Themis Memória e a própria ILYA. Isadora Stevani assina a edição e finalização. Gravado e produzido no Ceará, o vídeo traz imagens nos bairros Benfica - tradicional ponto boêmio de Fortaleza - e Joaquim Távora, além da cidade da Taíba. O clipe apresenta ainda imagens de cinegrafistas amadores que registraram a última ressaca do mar na Praia de Iracema, que aconteceu no início de 2018.

 

ILYA explica que o processo criativo para o vídeo partiu do imaginário de um ser onírico, marítimo, mutante e retirante. "Uma criatura que habita o lugar do profundo e descobre uma cidade. Esse ser dança através da cidade embalado pela vibe alto astral que a canção sugere. O trabalho coletivo foi muito especial e engrandecedor. Todos imprimiram seus anseios e suas identidades. Ao experimentar os elementos, as imagens foram surgindo", explica. Assim, em meio a tecidos e cores vibrantes, a personagem principal surge adentrando a cidade, observando o que acontece e se transforma junto com ela.

 

"Experimento a música na forma mais plural, me abastecendo sempre da cultura popular brasileira, em meio a tudo que me interessa pelo mundo. Gosto de produzir no coletivo, vou buscando minha individualidade dentro disso tudo e sou muito feliz no palco", finaliza.

 

 

 

SERVIÇO

ILYA - Lançamento do CD "Doces Náufragos"

Dia:: 23 de setembro de 2018

Horário: 19h

Local: Itaú Cultural

Ingresso: entrada-franca

Classificação: Livre

Informações:  (11) 2168-1777

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS