PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Exposição 'Pinturação', celebra 50 anos de carreira do artista Sérgio Pinheiro.
Em cartaz até 4 de novembro de 2018 no Museu da Cultura Cearense
13/09/18 às 14h57

O Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, homenageia os 50 anos de pintura do artista cearense Sérgio Pinheiro, apresentando ao público a exposição "Pinturação". Com abertura na próxima quinta-feira (20), às 19h, a mostra traz cinco coleções representativas da trajetória do artista nascido em Jaguaribe. "Pinturação" fica em cartaz até o dia 4 de novembro e tem acesso gratuito.

 

Sérgio Pinheiro é figura emblemática na cidade no campo das artes desde os anos 1970. Para esta exposição, alguns de seus amigos contemporâneos nas áreas do cinema, fotografia e poesia são colaboradores. Entre eles, Rosemberg Cariry, Nelsinho Bezerra e Brandão. Este último comenta sobre o trabalho do homenageado: "Vimos a sucessão de técnicas pictóricas e a luta constante para dominá-las a todas com perfeição nada mais que suficiente para sua própria expressão, seu estudo em Paris, a dissecação lúcida e simples da sociedade de consumo através do esfolamento do exoesqueleto de seus produtos, ou seja, das caixas de embalagens".

 

Segundo Brandão, "Sérgio veio ao mundo para observá-lo e registra suas observações de um modo peculiar, com uma lógica própria que parece advir de um existencialismo intuitivo que paradoxalmente tem raízes profundas na tradição regional e que repousa tranquilamente na universalidade da máxima 'viva e deixe viver'".

 

Sob curadoria de Valéria Laena, diretora de museus do Dragão, a exposição "Pinturação" apresenta as coleções: "Os Transformers", obras fruto da monografia de mestrado de Sérgio focada no neoplasticismo de Mondrian; "Coloridos no pincel", pinturas informais realizadas no computador a partir de minipinturas; "Os Ambulantes", em versão digital, uma menção a trabalho anteriormente premiado no edital 2006 da Fundação Getúlio Vargas - Concurso Memória do Trabalho, já exibido no Museu da Cultura Cearense; coleção "Abstrato Definido", pinturas que brincam e buscam abstração sem vestígios; e pinturas a partir de ilustrações em Haikai para o livro "O Raio do Futebol", peça ilustrada pelo pintor com texto do ex-jogador e jornalista Sérgio Redes.

 

Sérgio Pinheiro dedica "Pinturação" à sua irmã Maria Lúcia Sales Pinheiro.


 

Sobre o artista

 

Francisco Sérgio Sales Pinheiro (Sérgio Pinheiro) nasce em Jaguaribe (CE) em 1949. Nos anos 1960, viaja com o amigo e agitador cultural Cláudio Pereira como membro e convidado das Caravanas Culturais pela América Latina. Ainda nos anos 1960, desenvolve amizade e aprendizagem em múltiplas técnicas artísticas com o mestre Zenon Barreto.

 

Em 1970, viaja para o Rio de Janeiro e durante um ano estuda comunicação visual no Museu de Arte Moderna daquela cidade com os professores Frederico Morais e Aloísio Carvão, entre outros. Neste mesmo museu, participa da exposição Arte Agora/70 a convite do pintor João Câmara.

 

Entre as décadas de 1970 e 1990, faz exposições individuais no Brasil e exterior, sempre com títulos sugestivos denunciadores de questões estéticas persistentes: Paisagens em Quadrinhos, Vistas na Tela, Rumo Brasília, Cara Paisagem, O Gesto por Excelência ou Meios de Transporte, Paisagem Vista Interna, O Céu do Ceará, O Inconsciente Consciente, O

Crescimento da Figura, Paisagens Quadradas, Caixas, Victoire Victory, Vistas.

 

Nos anos 1980, estuda artes plásticas na Universidade de Paris como bolsista do Governo Francês e, sob a direção do professor Frank Popper, obtém o diploma de mestre na disciplina. Participa do Salão dos Independentes e da Exposição dos Artistas Latina Americana inaugurada pelo presidente Mitterrand no Grand-Palais em Paris.

 

Expõe individualmente em Versalhes na agência do Banco Credit-Lyonnais. Participa de coletivas com colegas bolsistas e vence um concurso entre eles para cartão de natal de 1981. Participa da exposição "Art em Boite" que acontece em diversos países. Nos anos 80, viaja para Inglaterra onde reside por quatro anos.

 

Expõe individualmente na Universidade de Durham e reafirma relação profissional com a Galeria Denise René, de Paris, porta de entrada de todos que se interessam pelo construtivismo na Europa e no mundo. Ainda nos anos 1980 e 1990, expõe na França, Inglaterra e Ceará o resultado de estudos feitos a partir de embalagens de papelão servindo como suporte para a pintura.

 

Nos anos 90, desenvolve uma coleção de paisagens sobre o tema Precabura em homenagem ao distrito de mesmo nome, situado no município do Eusébio, onde mantém ateliê. Realiza exposições com o mesmo tema por diversas vezes em Fortaleza e em Brasília no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados. Em 200,7 faz exposição e comemora quarenta anos de pintura, no então Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com o tema Os Ambulantes.

 

Nesses dez últimos anos (2007/2017), expõe interpretações do mesmo tema, Os Ambulantes, nas estações do metrô de São Paulo e na Galeria pública Sérgio Pinheiro, na Beira Mar de Fortaleza. Conclui curso de computação gráfica no Instituto SOS Profissional, em Fortaleza. Faz o projeto gráfico e publica o livro O Raio do Futebol, em parceria com o jornalista e ex-jogador Sergio Redes.

 

Pinta as coleções (Pinturação) Abstrato Definido, Coloridos no Pince e Pinturas artificiais. Ao mesmo tempo, desenvolve intensa atividade na web, principalmente no Facebook (ttps://www.facebook.com/franciscosergios) e mantém em atividade o Blog Aranha (ttps://www.serpinnet.blogspot.com.br/).


 

SERVIÇO
Exposição Pinturação, de Sérgio Pinheiro
Abertura: dia 20 de setembro de 2018
Hora: às 19h
Onde: Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Em cartaz até 4 de novembro de 2018

Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e aos sábados e domingos, das 14 às 21h (acesso até as 20h30)

Acesso gratuito
Classificação etária: Livre

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
PARCEIROS