PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Helena Barbosa assume a superintendência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)
A gestora cultural acumula 10 anos de experiência com gestão pública no Ceará e 15 anos na cena cultural
20/01/23 às 10h59

Helena Barbosa por Luiz Alves

 

     Complexo Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que Helena Barbosa assume a superintendência do centro de arte e cultura. O anúncio, realizado nesta sexta-feira (20), acontece após reunião entre a secretária da Cultura, Luisa Cela, e a presidenta do IDM, Rachel Gadelha. Ao longo das próximas semanas, a nova superintendente irá compor agendas de trabalho e de planejamento, mas já aponta que o pensamento que fortalece as políticas para as artes, a diversidade e a cidadania cultural serão princípios norteadores da gestão. A gestora cultural traz no seu currículo uma experiência de 10 anos de gestão pública no Ceará e 15 anos de cena artística. 

     "Entendo que é oportuno e urgente se apropriar das tecnologias que viabilizam as inúmeras poéticas da cena, e, na mesma proporção, dominar as técnicas e estratégias institucionais direcionadas para os desafios do território que assenta as ações do CDMAC. É chegado o tempo de regar e arar a terra para receber a primavera.", afirma a nova gestora.


 

Sobre Helena Barbosa

 

 

     Helena Barbosa é gestora cultural, produtora e pesquisadora. Graduada em Ciências Sociais (UFC) com pesquisa nas áreas da Antropologia Visual, Cultural e Política; Especialista em Gestão e Políticas Culturais (Itaú Cultural/Universidade de Girona); Especialista em Gestão Cultural Contemporânea: da ampliação de repertório à construção de equipes colaborativas (Itaú Cultural/Instituto Singularidades). Autora do livro "Se essa rua fosse minha: narrativas verbais e visuais do Vicente Pinzón" e da pesquisa "Entre a espada e o encantamento: o uso do índice de convivência intercultural" no Instituto Dragão do Mar. Na gestão pública, foi coordenadora dos Pontos de Cultura na Secult Ceará (2013), gerente de Ação Cultural no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (2017), Diretora de Formação e Criação no Instituto Ecoa (2019), assessora do Gabinete da Secult Ceará (2021) e gestora executiva no Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

 

PARCEIROS